O tema OPME sempre representou um desafio para todos os profissionais envolvidos no fluxo deste material, desde a etapa de solicitação, normas técnicas e controles até a rastreabilidade e a correta cobrança. Pensando nisso, a Associação de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) propôs a formação de um comitê composto por especialistas no tema, provenientes de diversas regiões do Brasil, com a finalidade de fomentar discussões pautadas em práticas baseadas em evidências e expandir as boas práticas entre instituições de saúde.
Com a primeira reunião realizada em março de 2021, o comitê de OPME se propôs a realizar algo no sentido de auxiliar os profissionais da ponta e discutir questões polêmicas, trazendo para o centro a segurança do paciente. Com isso, em agosto de 2021 lançamos o curso de gestão de OPME e materiais consignados, composto de cinco módulos: 1) Introdução ao OPME; 2) Fluxo do material; 3) Estratégia e Logística; 4) Negociação; e 5) Faturamento, com aulas gravadas, material para consulta e interação ao vivo com os professores. Foram ofertadas 32 aulas com carga horária total de 64 horas, ministradas por 32 professores e 18 moderadores especialistas. Tivemos a participação de 387 profissionais de diferentes regiões do Brasil.
Com o objetivo de divulgar o curso e identificar dúvidas recorrentes, foram realizadas três lives nas mídias sociais com especialistas e representantes de órgãos regulatórios nacionais concentrando, até dezembro de 2022, mais de 500 visualizações. Realizamos também encontros com profissionais renomados discutindo os riscos no reuso das próteses, eventos adversos que envolvem as etapas de reprocessamento, promovemos a oficina “Desvendando a cadeia do fluxo de OPME” e também uma Reunião de especialistas com o tema “Individualização de implantáveis ortopédicos”. E em maio de 2023 estivemos em Nashville, nos Estados Unidos, no congresso internacional Healthcare Sterile Processing Association (HSPA), apresentando um trabalho sobre a implementação do primeiro curso de aprimoramento em OPME realizado pela SOBECC.
Agora, estamos disponibilizando um Manual de Boas Práticas, que foi preparado com muito carinho para levar até você, profissional de saúde e estudante da área, conhecimento e exemplos práticos que podem ser replicados na sua realidade. Todos os capítulos foram estruturados de forma a apresentar uma introdução do tema, a parte de conceitos e fundamentações teóricas, a aplicação na prática e as considerações finais, além de dispor de três questões para que você possa testar seu conhecimento acerca do conteúdo lido.
Desejamos uma experiência exitosa com essa leitura e que, juntos, possamos buscar a excelência nos processos e garantir a segurança do paciente.
Boa leitura!
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.