Confira detalhes da participação da SOBECC na HSPA e sobre os trabalhos enviados

 06/05/2024

No mês de abril a SOBECC esteve na conferência do HSPA, que é o principal evento educacional e de networking presencial de Sterile Processing (SP) dos Estados Unidos. A Associação foi representada pelo Tesoureiro da atual Diretoria, Leandro Lopes e pela Daniele Stuchi, membro do Conselho Fiscal. A conferência foi realizada em Las Vegas e aconteceu durante quatro dias, oferecendo muitos workshops, discussão com especialistas e capacitação para o uso de novas tecnologias.

O evento reuniu mais de 1.000 participantes dos mais diversos níveis de conhecimento e experiência na área de esterilização. Palestrantes renomados abordaram sobre as últimas atualizações da AAMI 2023 (The Association for the Advancement of Medical Instrumentation), além de destacarem as melhores práticas para o processamento seguro em Centro de Material e Esterilização. A feira tecnológica apresentou diversas tecnologias e recursos para o processamento de produtos para saúde de forma segura e eficiente.

Além dos representantes da Associação, a SOBECC enviou dois trabalhos ao evento. Um deles foi sobre o Manual de Boas Práticas em OPME, lançado no Congresso de 2023 que ocorreu em São Paulo. Outro trabalho apresentado foi sobre o workshop realizado na sede da SOBECC que abordou sobre o processo de gestão de instrumentais cirúrgicos.

Banner em exposição sobre o workshop de gestão de instrumentais cirúrgicos

Banner em exposição sobre o manual de boas práticas de gestão de OPME

BOAS PRTÁTICAS EM GESTÃO DE OPME SOBECC

Órteses, próteses e Materiais Especiais (OPME) são amplamente utilizados na saúde para intervenções médicas ou odontológicas, também utilizados em diagnósticos e terapêuticas. Podem auxiliar na reabilitação, no complemento da função de um órgão e até em sua substituição.

A enfermagem desempenha papel fundamental na gestão de OPME, garantindo o fornecimento, cobrança e interface com o fornecedor, não somente do produto pronto para uso, mas dos que necessitam de seu processamento dentro do ambiente hospitalar.

Os OPME possuem grande influência econômica na área da saúde e tem sido foco de trabalhos e discussões nos últimos anos, seja no âmbito nacional ou internacional, em especial pelo acesso da população de menor renda do Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a melhoria da qualidade de vida e no prognostico de doenças.

Com isso, a SOBECC reuniu, em 2021, um grupo de especialistas na área de DMI para discussão do tema e elaboração de conteúdos de apoio de profissionais que atuam nessa área, nascendo assim o Manual de boas práticas em OPME.

Confira aqui todas as informações do ebook- e garanta o seu.


Feira Tecnológica da HSPA


Nossos representantes, Leandro Lopes, Daniele Stuchi e a Presidente HSPA 2024, Monique Jelks


A SOBECC

Nossa Missão

Missão Colaborar com o desenvolvimento técnico-científico e divulgar as boas práticas para atuação da enfermagem perioperatória. Propor recomendações referentes às áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.

Nossa Visão

Ser reconhecida como Associação que atua para melhoria dos processos que envolvam a assistência de enfermagem perioperatória brasileira.

Valores de Trabalho

Ética | Responsabilidade | Compromisso profissional.

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais