Em 1982, um grupo de enfermeiros de Centro Cirúrgico, integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem São Paulo (ABEn-SP), entendeu que era preciso realizar discussões focadas na prática de enfermagem e pesquisas científicas sobre a assistência prestada no Bloco Operatório. Com base nessa demanda, os profissionais criaram o Grupo de Estudo em Centro Cirúrgico e Centro de Material (GECC). Nove anos depois, o GECC já tinha tamanho e influência suficientes para se transformar numa sociedade voltada à educação continuada dos profissionais da área. Assim nasceu a SOBECC, no dia 4 de setembro de 1991, inicialmente apenas como Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico. Nessa ocasião, constituiu-se a primeira diretoria, que foi presidida pela enfermeira Ana Maria Ferreira de Miranda, uma das

Em 1982, um grupo de enfermeiros de Centro Cirúrgico, integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem São Paulo (ABEn-SP), entendeu que era preciso realizar discussões focadas na prática de enfermagem e pesquisas científicas sobre a assistência prestada no Bloco Operatório. Com base nessa demanda, os profissionais criaram o Grupo de Estudo em Centro Cirúrgico e Centro de Material (GECC).

Nove anos depois, o GECC já tinha tamanho e influência suficientes para se transformar numa sociedade voltada à educação continuada dos profissionais da área. Assim nasceu a SOBECC, no dia 4 de setembro de 1991, inicialmente apenas como Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico. Nessa ocasião, constituiu-se a primeira diretoria, que foi presidida pela enfermeira Ana Maria Ferreira de Miranda, uma das precursoras do então GECC.

Vários colegas contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento do grupo no começo de sua atividade, especialmente a enfermeira Nazaré Pellizzetti, que, como presidente da SOBECC nas gestões 1995-1997 e 1997-1999, deu prosseguimento à proposta de trabalho do GECC e, dentre outras realizações, desenvolveu a Revista SOBECC, que se consolidou como uma publicação vital para orientar a prática dos profissionais de enfermagem do Bloco Operatório e segue até hoje sendo referência como uma publicação trimestral e atualmente é chamada de SOBECC com Você.

As conquistas continuaram nas gestões 1999-2001 e 2001-2003, sob o comando da enfermeira Joana Lech. Nesse período, a SOBECC passou a ministrar treinamentos para outros seguimentos, como profissionais de vendas de produtos para a saúde e lançou as Práticas Recomendadas, primeiro guia de referência na área, que hoje são as Diretrizes de Práticas de Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde que estamos na 7ª edição. Como resultado da dedicação do grupo, sobretudo da enfermeira Sirlene Aparecida Negri Glasenapp, a SOBECC ainda conseguiu adquirir sede própria em 2002, consolidando a evolução em que apostaram os fundadores do GECC há mais de 24 anos.

Em 2008, durante a gestão de Jeane Aparecida Gonzalez Bronzatti, a SOBECC alcançou voos maiores trazendo para o Brasil a realização do 5º Congresso Pan-Americano de Esterilização, evento internacional que aconteceu em conjunto com o 6º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar da SOBECC. Um grande marco para os eventos científicos da Associação.

Em 2010, durante a gestão de Janete Akamine, a SOBECC participou do 11º Congresso Mundial de Esterilização também realizado pela primeira vez no Brasil e em um país da América Latina e criou o curso para título de especialista

Desde então, a SOBECC a cada gestão aprimora o seu reconhecimento e credibilidade nacional e internacionalmente.

Durante a gestão de Marcia Takeiti, de 2013 a 2017, a SOBECC deu grandes passos. Além de manter a tradição anual dos eventos científicos, houve grandes marcos como a compra do prédio da nova sede, situada na Alameda Santos, em São Paulo, indexação da revista científica da SOBECC e o lançamento do novo formato das Diretrizes Práticas.

Chegando a nossa gestão atual, presidida por Giovana Abrahão de Araújo Moriya desde 2017 e que seguirá até 2021, o movimento da SOBECC não para. Foi lançado o evento Jornada Científica, que leva conhecimento e atualização para os profissionais da enfermagem perioperatória de diversas regiões do país, cursos de educação à distância, ampliação da presença digital da Associação, atualização do novo estatuto, estruturação da equipe técnica e administrativa, alteração da logomarca, mudança de sede com a criação do primeiro Centro de Simulação Realística, que contempla a ambientação de um Centro Cirúrgico e um Centro de Material e Esterilização, além da produção da 8ª edição das Diretrizes Práticas de Enfermagem, que será lançada em 2021.

 

Reconhecimento internacional e nacional

A SOBECC está associada a International Federations Perioperative Nurses (IFPN) desde 1999. É representada por membro da diretoria no Fórum Mundial de Esterilização (WFHSS) no comitê executivo desde 2008 e, além disso, mantém parceria constante com a Association Operating Room Nurses (AORN).

Em 2019 entrou como membro fundador da FELACEH (Federação Latino-Americano da Ciência de Esterilização Hospitalar).

No Brasil é membro do conselho consultivo do Instituto Ética e Saúde e atua em frentes colaborativas com a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) para consultorias técnicas.

+
Ler mais
-
Fechar
Missão
Missão

Colaborar com o desenvolvimento técnico-científico e divulgar as boas práticas para atuação da enfermagem perioperatória. Propor recomendações referentes às áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização

Visão
Visão

Ser reconhecida como Associação que atua para melhoria dos processos que envolvam a assistência de enfermagem perioperatória brasileira. 

Valores
Valores

Ética
Responsabilidade
Compromisso profissional 




Nossa história