Evento promoveu atualização, troca de experiências e debates sobre práticas sustentáveis e seguras no Centro Cirúrgico, CME e Recuperação Anestésica
Com o tema central “Práticas Sustentáveis e Seguras: o compromisso do CC, CME e RA com o cuidado responsável”, o III Encontro Itinerante de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização – Edição Campo Grande foi realizado no dia 15 de agosto de 2026, reunindo profissionais da área da saúde para um dia de atualização, troca de experiências e discussão sobre práticas que contribuem para uma assistência mais segura e sustentável.

A programação científica teve início com a abertura de boas-vindas, seguida pela mesa sobre práticas sustentáveis no bloco operatório, que abordou temas como a gestão sustentável no Centro Cirúrgico, a implementação segura de programas de cirurgia robótica e o uso consciente de recursos na Central de Material e Esterilização. O encontro também promoveu debates sobre os desafios relacionados à sustentabilidade e à segurança nos diferentes setores do ambiente hospitalar. No dia anterior, 14 de agosto, o SOBECC Social realizou uma ação especial no Hospital Geral El Kadri, fortalecendo a integração com os profissionais da instituição.

Durante o período da manhã, os participantes acompanharam a mesa “Práticas Seguras no Bloco Operatório”, com discussões sobre a complexidade do processamento de materiais, a efetividade do checklist de cirurgia segura e a importância da identificação precoce de complicações no pós-operatório imediato. As palestras e debates reuniram especialistas e profissionais com experiência na área, proporcionando reflexões práticas para o cotidiano dos serviços de saúde.

No período da tarde, o encontro foi marcado pelos workshops de desafios e práticas, com atividades voltadas à detecção precoce de complicações na Recuperação Pós-Anestésica, práticas seguras na cirurgia robótica, comunicação assertiva no bloco operatório e descomplicação das OPME. O evento foi encerrado com sorteios, doações e um momento de integração entre os participantes, reforçando o compromisso da SOBECC com a disseminação do conhecimento e o fortalecimento de práticas cada vez mais seguras e responsáveis na assistência à saúde.
Propósito: Proteção à vida.