A evolução tecnológica e a prática interprofissional marcaram o II Encontro Interprofissional de Robótica, realizado durante o 17º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização da SOBECC.
Com o tema “Cirurgia robótica em foco: tecnologia, cuidado e qualificação profissional”, o encontro reuniu especialistas de diferentes áreas da saúde em uma programação que abordou desde a história e a implementação das plataformas robóticas até os desafios da capacitação e certificação dos profissionais envolvidos nesse novo cenário assistencial.
A mesa de abertura contou com a participação de Cecília da Silva Ângelo, diretora do Comitê de Robótica da SOBECC e com o Dr. Gustavo Cardoso Guimarães
Ao longo do encontro, foram discutidos temas como o panorama histórico e o avanço das plataformas robóticas, os modelos de implementação no sistema público e na saúde suplementar, e o impacto da robótica nas diferentes áreas do bloco operatório, incluindo a atuação do instrumentador, da equipe de CME e da engenharia clínica.
O eixo de educação e qualificação profissional também teve destaque, com reflexões sobre as curvas de aprendizagem, a certificação nacional e internacional em robótica e as competências necessárias para a prática segura e eficiente. O encerramento contou com um bate-papo interativo com o Comitê de Robótica da SOBECC, reforçando o propósito do evento: integrar saberes e aproximar profissionais em torno de uma mesma missão: unir tecnologia, cuidado e excelência na formação em cirurgia robótica.
O encontro consolidou-se como um dos pontos altos da programação científica do Congresso, reafirmando a liderança da SOBECC na disseminação de conhecimento e na construção de um futuro mais inovador e colaborativo para a enfermagem perioperatória.
Confira aqui todas as fotos do II Encontro de Robótica e aqui as demais fotos do evento.
Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.