A Conferência Mundial de Esterilização aconteceu na cidade de Louisville, em Kentucky, no período de 26 a 29 de abril de 2025. O evento foi uma excelente oportunidade para trocas valiosas entre profissionais da área de CME, ampliando a rede de contatos e aprendizados, além de permitir o debate sobre temas relevantes e o conhecimento de novos produtos e tecnologias associadas ao processamento de produtos.
O evento contou com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, representado pela SOBECC, que apresentou um pôster destacando os impactos intangíveis das atividades práticas simuladas realizadas pela Associação Brasileira durante os eventos.
A representante da Diretoria da SOBECC, Fabíola Sousa de Queiroz – Membro da Comissão de Assistência – apresentou o pôster "Educação Baseada em Experiência Prática: A Eficiência das Oficinas na Formação e Qualificação Profissional em CME", que aborda os resultados das práticas simuladas vivenciadas no Congresso da SOBECC
Também tivemos a apresentação do pôster brasileiro "Desempenho de um Sistema de Aquecimento de Endoscópio Esterilizável: Percepções dos Cirurgiões", realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e apresentado por Alexandre Nardi. O estudo trouxe contribuições valiosas para as cirurgias minimamente invasivas, reforçando o papel da inovação tecnológica na segurança e eficácia dos procedimentos.
O pôster vencedor foi dos EUA e destacou a importância da rechecagem nas bandejas de instrumentais em cirurgias de alto risco, como uma ferramenta valiosa para minimizar erros e melhorar os indicadores de precisão na composição dessas bandejas.
Alexandre Nardi (Coordenador da Comissão de Estudos de Esterilização de Produtos para a Saúde da ABNT) e abíola Sousa de Queiroz – Membro da Comissão de Assistência da SOBECC
A cerimônia de abertura foi marcada pela premiação e reconhecimento de profissionais que se destacaram nas práticas de Processamento de Produtos. Além disso, contou com uma palestra inspiradora de Chris Bashinelli. Através de suas experiências como explorador da National Geographic, Chris convidou todos a realizar um mergulho na verdadeira conexão humana, criando ambientes seguros e autênticos para as pessoas, considerando os grandes impactos que nosso trabalho exerce na vida de outras.
Abertura do Evento com Chris Bashinelli
A exposição tecnológica contou com inovação e tecnologia na área de processamento e também permitiu networking entre os participantes e empresas, bem como aproximação entre as Associações, que estiveram juntas no mesmo espaço trocando idéias e aprendizados, compreendendo as novas Normas que serão publicadas nas próximas edições.
Monique Jelks – Presidente da Gestão Anterior da HSPA e Amanda Benedict – Vice-Presidente de Esterilização da AAMI (Association for the Advancement of Medical Instrumentation), foram destaques na Conferência.
Novidades da Conferência
A AAMI é uma referência mundial no desenvolvimento de padrões, diretrizes e consensos utilizados por profissionais de saúde e fabricantes de dispositivos médicos. Na apresentação, a associação trouxe todas as revisões normativas que estão sendo conduzidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) internos da AAMI. O grande destaque foi a publicação da norma relacionada ao transporte externo seguro de produtos processados para instituições de saúde, além da elaboração do guia com diretrizes para o processamento de produtos odontológicos.
Normas AAMI: Diretrizes para o Transporte Seguro de Produtos Processados e Diretrizes para o Processamento de Produtos Odontológicos
Outro destaque das palestras foi a apresentação de evidências científicas relacionadas à limpeza de produtos com lúmens, especialmente shavers da videoartroscopia. As evidências mostraram o grande desafio na limpeza desse tipo de equipamento e reforçaram a necessidade e a importância de realizar uma limpeza criteriosa no ponto de uso. Além disso, destacou-se o uso do boroscópio como ferramenta indispensável para a inspeção pós-limpeza. A criação de indicadores relacionados ao processamento desses produtos, que envolvem tantos desafios, pode contribuir significativamente para melhorar a segurança do paciente.
Brandon Gantt – Membro da HSPA, demonstrou o quão desafiador é processar produtos com lúmens e as possibilidades reais de ineficiência no processo de limpeza
Cori Ofstead – Epidemiologista referência em prevenção de infecções e processamento de dispositivos, também membro da HSPA e da AAMI, é reconhecida por suas contribuições na implementação de tecnologias, como o boroscópio, para aprimorar a inspeção de produtos com lúmens e gerar indicadores que orientem as melhores práticas nesse contexto.
O final da Conferência foi marcado pela homenagem ao atual presidente, Anthony Bondon e pela passagem de bastão para a nova presidente, Arlene Bush. Além disso, foi divulgada a realização do próximo evento da HSPA, que ocorrerá em abril de 2026, em Baltimore.
A SOBECC se despede deste evento agradecendo a parceria com a HSPA e a rica troca de experiências vivenciadas durante o evento. Certamente, as interações realizadas plantaram sementes para aprimorar e inspirar novas práticas em nosso país.
Fabíola Queiroz e Alexandre Nardi
Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.