Foi a primeira vez que essa atividade fez parte da grade de atividades práticas da SOBECC
Um dos pontos altos do 14º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, sem dúvida, foi o espaço da Escape room. A atividade propõe uma metodologia ativa de ensino, com uso de desafios, onde os participantes precisam vencer no menor tempo possível.
A sala foi planejada pela SOBECC com um grupo de enfermeiros, profissionais de CCIH, CME e Educação permanente de diversos hospitais, para que o espaço pudesse proporcionar ao participante a interação e mergulho na metodologia, sendo desafiado a responder as questões propostas, e ainda competindo pelo melhor tempo para escapar do desafio proposto.
Trata-se de uma estratégia onde os participantes aprendem jogando. Foi realizada uma sequência de ações, onde dentro de cada envelope havia um enigma que, após desvendado, direcionava a uma conduta. Sendo necessário o uso do raciocínio, da lógica e o trabalho em equipe para desvendar enigmas e conseguir escapar do cenário.
O caso central foi a investigação de infecção cirúrgica em pós-operatório de uma cesárea de urgência, percorrendo o processo cirúrgico, abordando o bundle de prevenção da infecção do sítio cirúrgico, assim como o processamento de instrumentais cirúrgicos e todo seu percurso dentro da CME, desvendando enigmas desde o expurgo até o armazenamento dos materiais.
A sala ficou disponível durante os 3 dias do evento e recebeu 180 profissionais
Ao final de determinadas etapas os participantes recebiam os LOGS, que foram utilizados no final para completar a escala de extermínio de carga microbiana, além disso, no último desafio, foi necessário abrir três caixas cirúrgicas, sendo necessário identificar a caixa que estava com algum elemento irregular, o que consequentemente teria contribuído para paciente desenvolver a infecção.
Como resultado, tivemos nos três dias de evento a participação de 180 pessoas, e destacamos alguns comentários dos participantes sobre a experiência: “Excelente prática de ensino e aprendizagem”; “Parabéns dinâmica maravilhosa”; “Simplesmente arrasaram”; “Método dinâmico, interativo e envolvente”; “Achei super interessante e uma forma super envolvente de ensinar” ;“Ótima dinâmica, poderia ser repetido em outros eventos”; “Top. Manter nos simpósios futuro”.
Participar da Escape Room também pode habilitar, e auxiliar na reprodução de cenários e desafios, para o treinamento dos profissionais nos serviços, como destacaram os instrutores que guiaram as atividades: Fabiana Alves da Conceição Melo, Raphaella de Almeida Ferreira, Viviane Lima Oliveira, Chayenne Mika Matsumoto Pinto Tonheiro, Rodrigo Reghini da Silva, Flavia Ferreira da Costa e Fernanda Alves da Silva.
A SOBECC agradece aos participantes que aceitaram o desafio, e aos instrutores que prepararam com carinho e competência a atividade de sucesso!
No último dia do Simpósio, o grupo com melhor tempo na Escape Room foi premiado e ganhou a “Monografia de Infecção de Sitio Cirúrgico” da APECIH.
E você participou do nosso Simpósio? Está preparado pra ser desafiado no nosso próximo ano no Congresso com uma nova Escape Room?
Quer saber tudo que rolou no evento? Acesse por aqui a matéria completa do 14º Simpósio.
Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.