A American Society of PeriAnesthesia Nurses – ASPAN realizou a 43ª edição da Conferência Nacional, dessa vez em Orlando, nos Estados de Unidos. A SOBECC esteve presente no evento, sendo representada pela nossa Gestora de cursos e treinamentos, a Enfermeira Débora Cristina Popov.
O evento aconteceu de 14 a 18 de abril. Na ocasião, a SOBECC apresentou o trabalho científico com o título: “Os cinco passos da recuperação segura – um modelo de assistência segura ao paciente na Sala de recuperação Pôs Anestésica.”
Você pode conferir o material educativo sobre os cinco passos clicando aqui.
“Foi a primeira vez que a SOBECC levou um trabalho para ser apresentado no evento da ASPAN. Nessa oportunidade acreditamos que seria importante, além da apresentação do pôster, fazermos a apresentação oral do trabalho. Quando foi aceito, percebemos que seria um desafio chegar aos Estados Unidos, e falarmos sobre a nossa realidade em língua inglesa. A língua ainda é uma barreira, porém barreiras precisam ser rompidas pra que a enfermagem cresça a lugares que ainda não atingimos, e que possamos divulgar as nossas boas praticas, e ainda, entender como um modelo de certificação pode ser estruturado dentro da nossa realidade, em nosso país com tantos desafios.” destacou a enfermeira Débora Popov.
Débora Popov junto ao pôster apresentado
O evento contou com diversas oportunidades de aprendizado, entre elas discussões e palestras com os seguintes temas:
• Emergências em Vias aéreas na SRPA e CC
• Centro Cirúrgico e Anestesia trabalhando juntos para segurança do paciente
• Liderança em enfermagem Perianestesica
• Desafios a enfermagem Perianestesica – Obesidade, medicações para perda de peso e anestesia
• Desafios do idoso na Anestesia
• Manejo da dor no paciente pediátrico; e muitos outros que engrandeceram a enfermagem e seu conhecimento valoroso
O evento foi rico em temas densos e discussões de extrema importância, com destaque para a prática segura do processo anestésico por enfermeiros certificados pela associação ASPAN e seus desafios. Todas as palestras tinham pontuação para a certificação de enfermeiros e qualificação dos profissionais.
Por fim, fica o aprendizado de que temos um longo caminho a ser percorrido como associação brasileira nas práticas que envolvem o processo anestésico em nosso pais, porém, ao nos depararmos com uma associação como a ASPAN, vemos o quanto a enfermagem pode contribuir para a segurança dos nossos pacientes, e ainda pode garantir o sucesso desse processo, como peça fundamental na engrenagem desafiadora da anestesia.
Débora Popov – Gestora de cursos e treinamentos da SOBECC com o Presidente da ASPAN - Alphonzo Baker
A foto abaixo mostra a frente do espaço destinado a exposição dos pôsteres e demais expositores do evento.
Abaixo nossa Gestora de cursos e treinamentos, Débora Popov e a Sra.Felícia Selman, Diretora de Educação da ASPAN.
Débora Popov no momento da apresentação do trabalho oral Os 5 passos da recuperação Segura – um modelo para a assistência de enfermagem na SRPA.
SOBRE O EVENTO
A ASPAN apresentou no evento um texto conceito, que define o importante trabalho desenvolvido pelo enfermeiro nos Estados Unidos, confira:
“Enfermeiros de perianestesia garantem que o paciente esteja pronto para a cirurgia. Eles são treinados para responder às perguntas e respondem às preocupações dos pacientes. Enfermeiros perianestesistas cuidam enquanto o paciente se recupera – e estão preparados para tratar complicações caso elas surjam. Os enfermeiros perianestesistas são a primeira voz que o paciente ouvirá ao acordar da cirurgia e a última ao receber alta do hospital ou centro cirúrgico para ir para casa ou unidade de origem.
A Sociedade Americana de Enfermeiros de PeriAnesthesia (ASPAN) tem orgulho de representar os enfermeiros que trabalham nesta especialidade e oferece educação incomparável, experiência em prática clínica, padrões nacionais e pesquisa baseada em evidências centrada em resultados ideais para os pacientes.”
Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.