SOBECC Itinerante - Edição Acre. Confira os principais destaques do evento

 10/04/2024

Nos dias 02 e 03 de abril, a SOBECC deixou a sua sede em São Paulo e foi em direção a região norte do Brasil: desembarcou em Rio Branco, no Acre, para a primeira edição do SOBECC Itinerante.

O evento contou com a participação de diversos profissionais e estudantes da região, contou com a ilustre participação de Andrea Alfaya Acuña, Presidente da SOBECC na Gestão 2024/2025, autoridades locais e representantes dos importantes centros de ensino de enfermagem, como a Universidade Federal do Acre e Universidade UNINORTE, além de representantes do COREN/AC que abrilhantaram o evento.

Toda a equipe da SOBECC e monitores – alunos de graduação que trabalharam na 1º edição do Encontro Itinerante no Acre, em Rio branco, o nosso agradecimento especial

O evento teve um conteúdo teórico intenso, abordando aspectos de enfermagem em CC, com discussões sobre cirurgia segura e o cenário atual da saúde no nosso Brasil e seus grandes desafios.

A programação também abordou aspectos de Centro de Material e Esterilização, compartilhando experiências dos enfermeiros da região, e ainda uma mesa sobre aspectos relevantes da Sala de Recuperação Pós-Anestésica e seus desafios. O evento ofereceu também oficinas de posicionamento cirúrgico, Escala de Aldrete e Kroulik e sua realização, oficina de testes de funcionalidade e oficina de atendimento a parada cardiorrespiratória.

Ana Lucia G. Sant`Anna, Diretora Administrativa da SOBECC, que comandou a oficina de posicionamento cirúrgico

Simone Batista Neto, responsável Técnica e Administrativa da SOBECC, comandou a oficina de testes de funcionalidade

Débora C. Popov, Gestora de Cursos e Treinamentos da SOBECC, realizou a oficina de Escala de Aldrete e Kroulik, com exercícios práticos para aplicação da escala das SRPA

Além disso, a SOBECC realizou uma manhã de visita ao Hospital e Maternidade Santa Juliana, onde teve a oportunidade de conhecer o Centro Cirúrgico. A visita foi realizada na companhia da Enfermeira Mariana de Matos Gonçalves. A visita ao Centro de Material e Esterilização foi conduzida pela enfermeira Tatiany Marques Bandeira.

A SOBECC também teve a oportunidade de estar na sede do COREN do Acre, levando a experiência da associação, suas ações e divulgando o Manifesto das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Enfermagem aos profissionais da região.

SOBECC no Acre. Na foto: representantes da SOBECC e a Diretora do Hospital e Maternidade Santa Juliana, a Ir. Esperança Raquel Chitalala

"Queremos agradecer ao povo do Norte do Brasil, local de tantos desafios e por muitas vezes esquecido pelas nossas autoridades, por tanto carinho e cuidado com a SOBECC nesses dias. Deixamos nosso especial agradecimento para as professoras Greiciane da Silva Rocha, Regynara Rodrigues e a professora Juliana Quinteiro, que aceitaram o desafio desse encontro e tão gentilmente nos ajudaram na organização cuidadosa e carinhosa do evento", celebrou Débora Popov.

Em breve a SOBECC estará em outra região do Brasil para mais um encontro itinerante, fique ligado pois sua região pode ser a próxima a receber nosso time!


A SOBECC

Nossa Missão

Missão Colaborar com o desenvolvimento técnico-científico e divulgar as boas práticas para atuação da enfermagem perioperatória. Propor recomendações referentes às áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.

Nossa Visão

Ser reconhecida como Associação que atua para melhoria dos processos que envolvam a assistência de enfermagem perioperatória brasileira.

Valores de Trabalho

Ética | Responsabilidade | Compromisso profissional.

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais