Histórico de evolução das Diretrizes Práticas

No ano de 2000, durante a gestão 1999-2001, foi publicada a primeira edição das Práticas Recomendadas da SOBECC, que contou com a participação de enfermeiros associados de todo o Brasil. À medida que os serviços de assistência à saúde incorporam novas tecnologias, recursos e processos, a SOBECC tem a preocupação de atualizar, constantemente, as recomendações direcionadas aos profissionais de Enfermagem que prestam assistência direta ou indireta ao paciente cirúrgico.

Recentemente, a SOBECC publicou a 8ª edição de suas práticas recomendadas em Enfermagem Perioperatória e Processamento de Produtos para Saúde, lançada durante o 15º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.

A nova edição foi elaborada tendo como foco a prática baseada em evidências e é constituída por quatro partes: I – Centro de Material e Esterilização, II – Centro Cirúrgico e III – Recuperação Pós-Anestésica e IV – Tendências e Perspectivas em Enfermagem Operatória. A quarta parte, que não existia nas edições anteriores, tem como finalidade abordar tópicos relevantes que permeiam todas as outras três primeiras e traz conteúdos inovadores.

Esta obra é essencial aos enfermeiros que atuam em Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização, Recuperação Pós-Anestésica, Robótica e Endoscopia, sendo útil, também, a profissionais de saúde de outras áreas, incluindo os envolvidos nas esferas de ensino e pesquisa.

As diretrizes foram elaboradas com vistas à recomendações a respeito das melhores práticas. Com esse método de revisão construtivo, a SOBECC tem como objetivo padronizar a assistência de enfermagem perioperatória brasileira e o processamento de produtos, visando a segurança do paciente cirúrgico.

 

Índices das diretrizes de práticas Download do PDF


Comprar