Notícias
Membros da diretoria e enfermeira pesquisadora publicam artigo na REBEn
Estudo fala sobre Implementação de uma lista de verificação de segurança cirúrgica no Brasil
Por SOBECC

13 Mai 2021


A pesquisa com o tema: Implementação de uma lista de verificação de segurança cirúrgica no Brasil: estudo transversal, realizada pelos profissionais abaixo foi publicada na Revista Brasileira de Enfermagem. 

  • Cassiane de Santana Lemos - Santa Casa de São Paulo. São Paulo, São Paulo
  • Márcia Cristina de Oliveira Pereira - Hospital São Luiz. São Paulo, São Paulo e Vice-Presidente da SOBECC
  • Rachel de Carvalho - Faculdade Albert Einstein. São Paulo, São Paulo e Diretora da Comissão de Publicação e Divulgação da SOBECC
  • Simone Garcia Lopes - Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo e Diretora da da Comissão de Assistência da SOBECC
  • Vanessa de Brito Poveda - Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo e Diretora da Comissão de Educação da SOBECC

Confira a publicação na íntegra neste link e saiba mais sobre a pesquisa.

Objetivo:

Identificar o processo de implantação da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da Organização Mundial da Saúde em hospitais brasileiros.

Métodos:

Estudo transversal com 531 participantes durante um Congresso de Enfermagem Perioperatória, promovido pela Associação Brasileira dos Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Centro de Recuperação Anestésica e Material e Esterilização, em 2017.

Resultados:

Dentre os profissionais de enfermagem incluídos, 84,27% relataram a implantação do checklist no ambiente de trabalho. Em relação à aplicação diária na etapa Sign-in, 79,65% dos profissionais confirmaram a identificação do paciente com dois indicadores; na etapa Time-out, 51,36% das cirurgias foram iniciadas independentemente da confirmação de um dos itens. Na etapa Sign-out, 69,34% dos profissionais não contaram ou ocasionalmente contaram os instrumentos cirúrgicos e agulhas de sutura. Apenas 36,36% revisaram preocupações sobre a recuperação pós-operatória.

Conclusão:

Este estudo identificou necessidades de melhorias na aplicação do checklist na realidade brasileira, para garantir procedimentos cirúrgicos mais seguros.

A SOBECC agradece e parabeniza todos os profissionais envolvidos no estudo por mais uma vez levarem a Enfermagem Brasileira para destaque em estudos científicos.


Confira a agenda preliminar de cursos e eventos da SOBECC para o 2º semestre

Atividades acontecem ao longo do restante do ano. Fique atento e aguarde novas informações

Saiba como agendar a sua visita para conhecer a nova sede da SOBECC

Confira na descrição da matéria como você pode conhecer as dependências da Associação

Inscrições para revalidação de Título de especialista já estão disponíveis

Prazo segue até 15 de junho e todas informações para o processo de envio estão no edital

Conheça a campanha PARE! Precisa ser Seguro, realizada pela SOBECC

Iniciativa foi lançada em setembro de 2020, no Dia Mundial de Segurança do Paciente, 17/09