Histórico

Em 1982, um grupo de enfermeiros de Centro Cirúrgico, integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), seção cidade de São Paulo, entendeu que era preciso haver discussões focadas na prática de enfermagem e pesquisa científicas sobre a assistência prestada no Bloco Operatório. Com base nessa demanda, os profissionais resolveram criar o Grupo de Estudo em Centro Cirúrgico e Centro de Material (GECC).

Nove anos depois, o GECC já tinha tamanho e influência suficientes para se transformar numa associação voltada à educação continuada dos profissionais da área. Assim nasceu a SOBECC, no dia 4 de setembro de 1991, inicialmente apenas como Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico. Nessa ocasião, constituiu sua primeira diretoria, que foi presidida pela enfermeira Ana Maria Ferreira de Miranda, uma das precursoras do GECC.

Vários colegas contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento da entidade em seu começo da atividade, especialmente a enfermeira Nazaré Pellizzetti, que, como presidente da SOBECC nas gestões 1995-1997 e 1997-1999, deu prosseguimento à proposta de trabalho do GECC e, dentre outras realizações, criou a Revista SOBECC, que vem se firmando como uma publicação vital para orientar a prática dos enfermeiros do Bloco Operatório.

As conquistas continuaram nas gestões 1999-2001 e 2001-2003, sob o comando da enfermeira Joana Lech. Nesse período, a SOBECC passou a ministrar treinamentos para profissionais de outros seguimentos, como representantes de vendas de artigos médico-hospitalares, e lançou suas Práticas Recomendadas, primeiro guia de referência na área. Como resultado da dedicação do grupo, sobretudo da enfermeira Sirlene Aparecida Negri Glasenapp, a SOBECC ainda conseguiu adquirir sede própria em 2002, consolidando a evolução em que apostaram os fundadores do GECC a mais de 24 anos.

SOBECC continua buscando para garantir as boas práticas de publicação, e para ampliar o alcance da divulgação de nossas pesquisas, estamos publicando uma versão da revista no idioma inglês.

Na continuidade deste processo, estamos em fase de adoção da plataforma de submissão, gerenciamento da análise e editoração dos manuscritos totalmente online pela SEER/OJS (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/ Open Journal System).

O veículo oficial da enfermagem perioperatória brasileira, classificada pelo sistema Qualis/Capes e possuir versão bilíngüe, estão entre os periódicos com menores prazos entre a submissão e publicação.

A SOBECC  atualmente esta na 6º edição das Práticas Recomendadas, o guia de referência na área, publicação revista científica, revista SOBECC com Você, ambas com publicações  trimestrais.


A SOBECC está associada e à International Federations Perioperative Nurses (IFPN) desde 1999. Ao Fórum Mundial de esterilização (WFHSS) desde 2008. Além disso, mantém parceria constante com a Association Operating Room Nurses (AORN).



Área do Associado

Para se associar, atualizar pagamento e cadastro
Entrar