Por Alexandre Nardi
• ABNT NBR ISO 11138-7:2024 - Esterilização de produtos para saúde - Indicadores biológicos - Parte 7: Orientações para seleção, uso e interpretação de resultados.
o Data de Publicação: 11/04/2024
o Resumo: Esta Norma fornece orientação quanto à seleção, ao uso e à interpretação dos resultados obtidos da aplicação de indicadores biológicos, quando usados no desenvolvimento, validação e monitoramento de rotina dos processos de esterilização.
• ABNT NBR ISO 11138-8:2024 - Esterilização de produtos para saúde - Indicadores biológicos - Parte 8: Método para validação de um tempo reduzido de incubação para um indicador biológico.
o Data de Publicação: 21/03/2024
o Resumo: Esta Norma estabelece os requisitos para um método de ensaio a ser utilizado para determinar ou confirmar uma redução no tempo de incubação (RTI) que seja menor do que o tempo de 7 dias de referência de incubação; para indicadores biológicos usados para monitorar o processo de incubação por calor úmido ou processos por óxido de etileno.
• ABNT ISO/TS 22421:2024 - Esterilização de produtos para saúde - Requisitos comuns para esterilizadores para esterilização terminal de dispositivos médicos em serviços de saúde.
o Data de Publicação: 14/03/2024
o Resumo: Esta Norma especifica os requisitos comuns para esterilizadores usados para esterilização terminal de dispositivos médicos em serviços de saúde; abrange esterilizadores que operam com uma variedade de agentes esterilizantes (sozinhos ou em combinação) dentro de um recipiente selado diferentes temperaturas, acima, abaixo ou na pressão atmosférica.
• Emenda da norma ABNT NBR 16328:2023 Emenda 1:2024 - Esterilização de produtos para saúde - Procedimento de ensaios para medição de temperatura, pressão e umidade em equipamentos.
o Data de Publicação: 29/02/2024
• ABNT NBR ISO 11607-2:2024 - Embalagem para dispositivos médicos terminalmente esterilizados - Parte 2: Requisitos de validação para processos de formação, selagem e montagem, que revisa a norma ABNT NBR ISO 11607-2:2013.
o Data de Publicação: 29/02/2024
o Resumo: Esta Norma especifica os requisitos para o desenvolvimento e validação de processo para embalagem de dispositivos médicos terminalmente esterilizados. Estes processos incluem formação, selagem e montagem de sistemas de barreira estéril pré-formados, sistemas de barreira estéril e sistemas de embalagem; é aplicável à indústria, aos serviços de saúde e a qualquer lugar onde dispositivos médicos sejam colocados em sistemas de barreira estéril e esterilizados.
• ABNT NBR ISO 15882:2024 - Esterilização de produtos para a saúde - Indicadores químicos - Orientação para seleção, uso e interpretação de resultados.
o Data de Publicação: 22/02/2024
o Resumo: Esta Norma fornece orientação para a seleção, uso e interpretação de resultados de indicadores químicos usados na definição, validação e monitoramento de rotina, e controle geral de processos de esterilização; aplica se aos indicadores que mostram exposição a processos de esterilização por meio de alteração física e/ou química de substâncias e que são usados para monitorar uma ou mais das variáveis requeridas de um processo de esterilização.
• ABNT NBR ISO 11607-1:2024 - Embalagem para dispositivos médicos terminalmente esterilizados - Parte 1: Requisitos para materiais, sistemas de barreira estéril e sistemas de embalagem, que revisa a norma ABNT NBR ISO 11607-1:2013.
o Data de Publicação: 22/02/2024
o Resumo: esta norma especifica requisitos e métodos de ensaio para materiais, sistemas de barreira estéril pré-formados, sistemas de barreira estéril e sistemas de embalagem que são destinados a manter a esterilidade de dispositivos médicos terminalmente esterilizados até o ponto de uso; é aplicável à indústria, aos serviços de saúde e a qualquer lugar onde dispositivos médicos sejam colocados em sistemas de barreira estéril e esterilizados.
Acompanhe por aqui todas as notícias e atualizações sobre Normas Técnicas de Esterilização de Produtos para Saúde.
Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.