Por Alexandre Nardi
Comissão de Estudo ABNT/CB-026/CE-026:090.001 "Esterilização de produtos para saúde", é uma subdivisão especializada do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-026), responsável pela qualidade do acervo de Normas desenvolvidas e têm como dever a revisão periódica dessas Normas, mantendo-as atualizadas e harmonizadas com as normas similares internacionais (ISO/TC 198 - Sterilization of health care products) ou mesmo trabalhando na adaptação técnica para a realidade brasileira.
Importância da ABNT/CB-026/CE-026:090.001
O trabalho da Comissão de Estudo ABNT/CB-026/CE-026:090.001 é essencial para assegurar que os produtos para saúde utilizados no Brasil sejam esterilizados de maneira eficaz e segura. As normas desenvolvidas pela comissão ajudam a:
1. Garantir a Segurança do Paciente: Estabelecer práticas e procedimentos que minimizem o risco de infecções associadas a produtos para saúde, protegendo a saúde dos pacientes.
2. Assegurar a Qualidade dos Processos de Esterilização: Definir critérios para a validação e controle de qualidade dos processos de esterilização, garantindo que os produtos estejam livres de microrganismos viáveis.
3. Facilitar a Conformidade Regulatória: Auxiliar fabricantes e prestadores de serviços de saúde a cumprir com as exigências regulatórias nacionais e internacionais relacionadas à esterilização.
4. Promover a Inovação: Facilitar a adoção de novas tecnologias e melhores práticas de esterilização, contribuindo para a melhoria contínua dos cuidados de saúde.A participação nas Comissões de Estudos é voluntária, por meio de representantes de entidades de classe, universidades, serviços de saúde, órgãos governamentais e não governamentais, fabricantes, importadores e distribuidores de produtos e serviços.
Acompanhe por aqui todas as notícias e atualizações sobre Normas Técnicas de Esterilização de Produtos para Saúde.
Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.